Você é o visitante número

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

BLOGS DE PROFESSORES

Muito tem se falado sobre as tecnologias, seus impactos na sociedade, seus grandes benefícios e também malefícios. Naturalmente, essa realidade tem se refletido na escola, revelando uma grande diferença no modo de pensar e agir, tanto de professores quanto de alunos. Há um divisor entre os nascidos antes e depois do computador pessoal (anos 80) e, principalmente, da internet gratuita e "hyperlincável" (anos 90). Segundo o educador americano Marc Prensky em sua obra Nativos digitais, imigrantes digitais (2001) "nossos alunos são nativos nesse mundo tecnológico e, nós, imigrantes". Na escola, não é raro perceber que os alunos têm muito mais facilidade em lidar com as tecnologias do que os professores, o que é muito potencializado pelo fato de muitos educadores resistirem em se apropriar das novas ferramentas. Para Barbosa e Serrano (2005):
"O desafio para a educação da nova era é desenvolver novos contextos de interação que denotem a utilização, sobretudo, de alternativas criativas e estimulantes ao aprendizado. As ferramentas disponíveis hoje na Internet, desde que com as devidas adaptações e com seu uso resultando de uma estratégia de aplicação, oferecem um universo de possibilidades a ser explorado pelo educador que se propuser a sobrepor a fronteira da tecnologia para descobrir meios para o enriquecimento de sua atuação".
Para que isso aconteça, faz-se necessário que o professor esteja familiarizado com os recursos pedagógicos disponíveis, promovendo assim, a ligação entre o humano e o tecnológico, entre o real e o virtual. O uso do blog educacional como ferramenta de ensino em ambiente escolar pode promover a troca de experiências e de conhecimento entre educadores e alunos, permitindo assim, a criação de um local de encontro, em busca da construção de saberes e de interação entre todos. Com poucos cliques, pode-se criar seu diário virtual, mesmo que não tenha conhecimentos de programação. A manutenção também é simples - como o sistema organiza automaticamente as mensagens (posts) do usuário, é bem mais fácil acrescentar textos, imagens e vídeos a um blog do que a um site tradicional.
De acordo com o especialista em educação Pedro Demo (2009), "o professor que estuda tem como resultado um aluno que aprende melhor". É preciso preparar os professores para que vençam seus próprios medos de usar as ferramentas que estão a sua disposição. A capacitação constante prepara os professores para as possibilidades que as tecnologias educacionais oferecem. Só a tecnologia, os equipamentos e recursos não resolvem.
Os recursos tecnológicos complementam as ações que realizamos na escola. O reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica deve ser acompanhado da conscientização da necessidade de incluir as habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias. O professor que planejar suas aulas utilizando novas técnicas estará experimentando novas propostas pedagógicas e qualificando o processo de ensino-aprendizagem.

O Blog
A reportagem de abertura da revista VEJA (Edição especial – Tecnologia, setembro, 2008) registra um recorde: a cada três segundos, um novo computador é vendido no Brasil. Enquanto o número de máquinas aumenta, difunde-se o uso da banda larga, que cresceu 50% somente em um ano no Brasil. Mais de 10 milhões de brasileiros estão ligados à Internet por meio de conexões rápidas.
Segundo a revista ÉPOCA (agosto, 2006), o número de blogs em todos os idiomas é hoje 60 vezes maior do que era há três anos e já ultrapassou a marca de 40 milhões de páginas. De acordo com o site Technorati, que cataloga e faz buscas em blogs no mundo inteiro, são criados 75 mil blogs por dia. Isso dá uma média de um novo blog por segundo. Há um blog para cada 25 pessoas on-line. Segundo o Pew Internet & American Life Project, instituição americana que estuda o impacto da internet, 57 milhões de internautas dos Estados Unidos lêem blogs diariamente. Eles são abastecidos por cerca de 1,2 milhão de novos conteúdos por dia, ou uma média de 50 mil por hora. No Brasil, dos quase 20 milhões de internautas, estima-se que algo como 25% vasculhem blogs todo dia, em busca de informação ou entretenimento.
Mas, o que é um blog? A definição clássica afirma que é um diário mantido por qualquer um na internet. A palavra parece ter surgido pela primeira vez em 1997, quando o internauta John Barger chamou seu diário pessoal na rede de "weblog", algo como "registro na web". Em 1999, outro navegante resolveu fazer uma brincadeira. Quebrou o termo em dois, para gerar o trocadilho "we blog", ou "nós 'blogamos'". Aí a palavra "blog" pegou. Segundo os colunistas da revista EPOCA (Agosto, 2006), blog é sinônimo de qualquer diário ou registro mantido na internet. Você vai lá, escreve um texto, publica uma foto, um filme, põe links para o que mais julgar interessante na rede e pronto. Tradicionalmente, os diários eram escritos em pequenos cadernos por quem queria manter as coisas em segredo. Pois na internet eles se transformaram em manifestações públicas e coletivas. Um faz referência ao outro. Um comenta o outro. Um se inspira no outro. E essa multidão de blogs que se entrecruzam e se relacionam ficou conhecida como "blogosfera".
Para iniciar é necessário escolher um site que ofereça o serviço de publicação na web. A maioria dos serviços é gratuita e oferece recursos para escrever como se estivesse usando um editor de textos. Ao cadastrar-se em um desses serviços, cria-se um endereço para o blog e para o layout. Os próprios serviços oferecem alguns modelos (templates) pré-configurados que podem ser alterados posteriormente.
Através do serviço gratuito Blogger, criado em 1999, é possível criar blogs facilmente em diversos idiomas. Em 2002, o Blogger foi vendido para a Google, desta forma, é necessário ter uma conta no Google para criar um blog nesse serviço.
Por meio de pesquisas no Google e outros sites de busca, é possível encontrar uma quantidade considerável de blogs mantidos por professores, cada qual com suas particularidades, mas com o conteúdo voltado para a educação. São dicas de atividades, planos de aula, materiais didáticos, links educacionais e sugestões de sites interessantes para professores que buscam na Internet novas formas de ensinar.

Os Blogs na Educação:
A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como nenhuma invenção foi capaz de fazer antes. Atualmente, a rede mundial congrega 1,5 bilhões de computadores de todos os tipos e tamanhos.
Para Moran (1995), "(...) as tecnologias estão provocando profundas mudanças em todas as dimensões da nossa vida. Elas vêm colaborando, sem dúvida, para modificar o mundo". É possível criar usos diferenciados para as tecnologias. Nisso está o seu encantamento, o seu poder de sedução, e o seu diferencial em sala de aula, uma vez que muitos alunos já têm contato com computadores e com a Internet fora da escola.
No que diz respeito à educação, segundo Almeida (2005) "a análise sobre o papel das novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem é de extremo interesse para discutir os rumos que a educação vai tomar com a inserção das mesmas". As tecnologias educacionais precisam ser desbravadas pelos professores para que, dotados de conhecimentos, atitudes e posturas possam assegurar a efetiva utilização destas em suas aulas.
A escola referenciada neste artigo é equipada com uma Sala Informatiza, com 19 computadores com acesso à Internet e um profissional que acompanha as atividades realizadas no laboratório. Com base numa pesquisa feita com 17 professores da escola, que atuam em sala de aula, 5 professores nunca utilizaram a Sala Informatizada para realizar trabalhos com os alunos. Dos professores que utilizam, 5 informaram que tem dificuldade em realizar atividades com os alunos.
A falta de experiência, o receio, a falta de conhecimento e falta de treinamento foram os principais motivos apontados.
Para Dimenstein (2004), "tanto nos países pobres quanto nos ricos, há o consenso de que o principal obstáculo não é o acesso as máquinas, mas a formação do professor, capaz de transformar a rede em material pedagógico". O autor utiliza o termo "inconformáticos" para denominar aqueles que buscam transpor os obstáculos da exclusão digital.
Um meio para se conectar no mundo das tecnologias é através dos diários virtuais, conhecidos como blogs. "Os blogs são o primeiro passo para que todas as pessoas alfabetizadas tenham sua plataforma no mundo" disse em entrevista a ÉPOCA (Agosto, 2006), o jornalista e blogueiro americano John Batelle. Produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudo, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos pelos professores ou alunos – tudo é possível por meio do blog.
Cresce a cada dia a utilização dos blogs nas mais diversas áreas, inclusive na educação. Ele pode ser utilizado como um recurso em todas as áreas do conhecimento e permite a interdisciplinaridade, uma vez que ao adicionar um link abrem-se caminhos que levam a outras páginas e outros conhecimentos. Segundo Soares e Almeida (2005):

"Um ambiente de aprendizagem pode ser concebido de forma a romper com as práticas usuais e tradicionais de ensino-aprendizagem como transmissão e passividade do aluno e possibilitar a construção de uma cultura informatizada e um saber cooperativo, onde a interação e a comunicação são fontes da construção da aprendizagem"
Mas para que o professor possa romper com suas práticas tradicionais ele tem o desafio de não apenas incorporar essas tecnologias, mas também investir na criação de competências, e isto requer um olhar mais abrangente, buscando novas formas de ensinar e de aprender condizentes com a nova sociedade do conhecimento, elaborando, desenvolvendo e avaliando práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento de uma análise reflexiva sobre os conhecimentos e usos tecnológicos.
Diferentes pesquisadores têm se preocupado em analisar e descrever as possibilidades de uso dos blogs na educação. A coordenadora de pesquisa em tecnologia educacional e articulista da divisão de portais da Positivo Informática, Betina von Staa, em seu artigo "Sete motivos para um professor criar um blog", destaca que com este recurso, o educador tem um enorme espaço para explorar uma nova maneira de se comunicar com seus alunos e também conectar-se ao mundo em que vive. É uma forma do professor ampliar sua aula, trocar experiências com colegas e tornar seu trabalho visível. A utilização do blog oferece espaços de diálogo onde os professores são escritores, leitores, pensadores, construtores de novas redes sociais e de saberes, permitindo a expressão e a discussão entre os sujeitos.
"Esses diários eletrônicos são uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar o trabalho pedagógico e envolver muito mais os alunos. Têm grande poder de comunicação: oferecem espaços de diálogo onde os alunos são escritores, leitores, pensadores. Blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes" (Wikipédia)
E o que muda no papel do professor? Segundo Moran (2000), "muda a relação de espaço, tempo e comunicação com os alunos. O espaço de trocas aumenta da sala de aula para o virtual. O tempo de enviar ou receber informações se amplia para qualquer dia da semana". É um papel que combina alguns momentos do professor convencional - às vezes é importante dar uma bela aula expositiva - com mais momentos de gerente de pesquisa, de estimulador de busca, de coordenador dos resultados. É um papel de animação e coordenação muito mais flexível e constante, que exige muita atenção, sensibilidade, intuição e domínio tecnológico.
Quando o professor cria um blog, abre espaço para recriar, reinventar e criar novas idéias baseadas no que é tratado em sala de aula. A facilidade na incorporação de vídeos, músicas, slides ao blog, incentiva a criatividade e possibilita que o professor possa desenvolver uma aula rica em conteúdo, interessante e que transcenda o ambiente maçante que por vezes se torna uma sala de aula.
Uma vez que os blogs apresentam uma grande flexibilidade de utilização, podendo ser utilizados como uma simples publicação de material até sua utilização para promover e mediar discussões, temos uma ferramenta extremamente interessante para utilização em contexto educacional.
Assim, os blogs são uma maneira fácil de publicar materiais na Web, que possuem uma natureza aberta e inclusiva, uma ferramenta excelente para promover comunidades de aprendizes - as comunidades que incluem não somente estudantes e professores de uma classe, mas também profissionais, pais, e membros de comunidades locais. Nas palavras de Eric Davis, executivo do Google:

"A instrução não é limitada a tempo e espaço às atividades que ocorrem por três horas uma semana dentro da sala de aula. O Weblog tornou mais fácil para que a instrução ocorra em todos os momentos, enquanto mantém o contato pessoal (mediado pela tecnologia) entre os estudantes e o professor e entre os próprios estudantes."

Nicole Pereira: Professora da Rede Pública Estadual de Santa Catarina. Formada em Pedagogia e Cursando Especialização em Mídias Integradas à Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário