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quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ética: dimensão fundamental de toda prática humana e sua importância na prática docente

O limiar do século XXI trouxe consigo uma retomada de diversos temas e discussões para o âmbito da compreensão e da prática humana. Entre essas temáticas tão em voga atualmente, destaca-se a ética. Ela tem sido um campo amplamente estudado e discutido por teóricos, filósofos e intelectuais preocupados pelo rumo dos comportamentos e ações interpessoais, intergrupais e interetnicos dos grupos e da civilização humana.
Nessa conjuntura, definir o que seja ética não é uma tarefa fácil. Dada a multiplicidade de fatores considerados que a constitui. Entretanto, sem presunção intelectual, podemos determinar ética como um conjunto específico e determinado de princípios, normas, visões de mundo e formas de ser que regem as relações entre os homens.
Após essa sumária definição de ética, percebemos que ela é substancial para a prática do professor . Uma vez que está envolvido em um arcabouço cultural e humano que é a educação. E as razãoes são diversas, no entanto, pontuaremos apenas algumas que julgamos serem indispensáveis na apreensão proposta.
Em primeira instância, como a educação trabalha com a formação humana em todas suas dimensões, o professor detém em suas mãos uma ferramenta nuclear de constituição de valores, habilidades e comportamentos. Haja vista, o ensino dos conteúdos não pode se furtar a essa dimensão, ou seja, que educar é fundamentalmente formar seres éticos.
Segundo, como os alunos são oriundos das mais diversificadas configurações culturais, percepções e experiências individuais e coletivas. O educador necessita considerar em seu quer fazer pedagógico essa diversidade humana. Rejeitando terminantemente qualquer forma de discriminação e negação das identidades culturais dos educandos. Para tanto envolve assumir robustamente a dimensão ética como fator da assunção da condição humana.
Por conseguinte, o educador contemporâneo está permeado num universo relacional onde necessita resgatar e promover valores como solidariedade, humildade, tolerância, alteridade, cooperação, diálogo com seus pares, com a instituição da qual faz parte e com os educandos que convive na relação de ensino-aprendizagem. Em outros termos, atentar que o seu eu só é eu enquanto o outro exista e se relacione com ele, do contrário, o eu deixa de ser um eu para se tornar um não eu. Desumanizando-se.


Em quem acredita na ética e no ser humano programado, mas para aprender.


Clenivaldo

17 de dezembro de 2009

Abaetetuba

Pará

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